Notícia 26/09/2023 Chamada Dossiê Temático - RIDPHE_R SAÚDE E EDUCAÇÃO NOS SÉCULOS XIX A XXI Data limite de apresentação: 10/10/2023 Organizadoras: Ana María Carrillo Farga - Facultad de Medicina de la Universidad Nacional Autónoma de México. (farga@unam.mx) Lucia Martínez Moctezuma - Instituto de Ciencias de la Educación de la Universidad Autónoma de Morelos, México (luciamm@uaem.mx) Pensamos a saúde e a educação na construção do cidadão moderno. Um tema em suas interlocuções com o Patrimônio Histórico-Educativo na escola com seus discursos, materialidade e práticas. Além disso, outros espaços e discursos do entorno, que interagem com a escola na sociedade. Durante os séculos XIX a XXI, várias doenças e epidemias afetaram as sociedades, que, muitas vezes sem remédio, foram confrontadas com a necessidade de implementar estratégias preventivas e curativas. A comunidade médica usou o sistema educacional para lidar com emergências de saúde e a escola se tornou, paradoxalmente, o local onde as doenças se originam e se espalham, mas também onde o corpo é protegido e curado. Após a experiência de pesquisadores europeus e latino-americanos no simpósio Education and the Body (ISCHE, Chicago, 17-20 de agosto de 2016) e as reflexões que surgiram como produto da epidemia de Covid-19 (2020-2021), levantamos a questão das doenças na escola para tentar entender como foram projetados os cuidados e a prevenção, a criação de parcerias e pedagogias em torno da gestão dos corpos e o desenvolvimento da medicalização na Escola e para a Escola. Neste dossiê da RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, estamos interessadas no corpo, na sua saúde, nas suas doenças e nos seus cuidados a partir dos múltiplos discursos e representações, bem como em vários espaços em torno da escola. Vamos nos concentrar em diferentes eixos, tais como: A prevenção de doenças na escola Doenças e epidemias nas escolas A correção do corpo Os espaços da saúde e a doença Os manuais escolares e suas lições sobre higiene, saúde, nutrição, educação física, economia doméstica e outros. Os autores devem acessar a revista para realizarem o cadastro, bem como as Diretrizes para submissão de artigos ao Dossiê pelo link: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/about/submissions |
Voltar |
Memórias
2022 |
Memórias
2020-21 |
Memórias
2019 |
Memórias
2018 |
Memórias
2017 |
Memórias
2016 |
Memórias
2015 |
Memórias
2014 |
Memórias
2013 |
Memórias
2012 |
Memórias
2011 |
Memórias
2010 |
Memórias
2009 |
Memórias
2008 |