Notícia 20/04/2024 Dossiê: História da Educação: acervos, repositórios e centros de memória "O dossiê História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória têm como propósito reunir textos produzidos por pesquisadores da área de história da educação que vêm se dedicando nos últimos anos a compor novas pesquisas historiográficas sobre quadros teóricos, técnicos e metodológicos a partir das áreas de Acervos Históricos, Repositórios Digitais e Centros de Memória. Neste sentido os textos produzidos pelos autores tangenciam esses novos olhares matizados por um novo campo teórico e empírico surgido nos últimos anos, que se intensificou com a égide da pandemia de covid-19 e a imposição do fechamento gradual dos espaços e centros de pesquisas históricas. Pensar as várias possibilidades e os distintos campos da pesquisa histórica nos possibilitou escrever este Dossiê, tendo em vista o surgimento de um novo campo semântico da pesquisa nos/dos Acervos, Repositórios e Centros de Memórias que nos a enfrentar o seguinte questionamento: O quê move a pesquisa? O quê move os pesquisadores? O quê move os fazeres empíricos da pesquisa e do pesquisador? A partir desta proposta procuraremos pensar/propor olhares sistemáticos sobre a pesquisa da/sobre/na história da educação brasileira. Por óbvio, que não conseguiremos responder todas as perguntas desejadas, mas apresentamos aqui um dossiê com artigos importantes para começarmos a pensar e propor um debate sobre História da Educação: Acervos, Repositórios e Centros de Memória." Acesse as edições em: https://periodicos.furg.br/momento/issue/view/907 |
Voltar |
Memórias
2022 |
Memórias
2020-21 |
Memórias
2019 |
Memórias
2018 |
Memórias
2017 |
Memórias
2016 |
Memórias
2015 |
Memórias
2014 |
Memórias
2013 |
Memórias
2012 |
Memórias
2011 |
Memórias
2010 |
Memórias
2009 |
Memórias
2008 |