Sejam Bem Vindos.
Notícia

09/09/2019
Colóquio Internacional - Conservação Preventiva do Patrimônio Bibliográfico e Documental: os desafios contemporâneos da memória

Data: 27/09/2019
Horário: 9:00 - 17:00
Local: BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - Rua da Consolação, 94, São Paulo

Colóquio Internacional


O Colóquio Internacional "Conservação Preventiva do Patrimônio Bibliográfico e Documental: os desafios contemporâneos da memória" pretende realizar um intenso diálogo entre Bibliotecários, Arquivistas, Museólogos, Historiadores e Conservadores-Restauradores tendo como objeto a conservação preventiva em bibliotecas e arquivos.

O encontro reunirá especialistas destas áreas para discutir questões como: gerenciamento de risco, segurança, memória, humanidades digitais e digitalização sob a perspectiva do Brasil, França e Alemanha. Desde pelo menos 1993 as articulações que orbitam entre preservação e memória no contexto do patrimônio bibliográfico e documental têm sido pauta de inúmeras discussões na IFLA (International Federation of Library Associations), UNESCO, ICA (International Council on Archives). No âmbito dessa movimentação, profissionais e instituições vêm buscando levar a matéria para seus países. Diante disto, sentimos a importância de promover num encontro acadêmico entre pesquisadores destas áreas que têm o atuado em frentes que se alicerçam em dois importantes eixos, ou seja, a conservação preventiva e a salvaguarda, nos seus sentidos mais amplos.

As memórias expressas e contidas nos documentos nos ajudam a entender as trajetórias em que vivemos nossas vidas. Elas nos ancoram em um mundo mutável e em continua transformação. O que uma pessoa se lembra da massa de informações que nos cercam, como selecionamos para colocar na memória fatos que julgamos pertinentes.

Nesse sentido, o IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee traz a reflexão de que "a cultura é uma necessidade básica. Uma comunidade prospera através de sua herança cultural, morre sem ela". Alerta ainda para o risco que bibliotecas correm em tempos de guerra, de paz, de crise política e social, levando a dissociação e perdas irreparáveis.

Considera-se que profissionais a cultura e patrimônio precisam estar em constante alerta, engajados e articulados entre si com o fim único de salvaguardar documentos que são fundamentais na formação de nossa identidade.

O Colóquio "Desafios Contemporâneos da Memória", organizado pelo Instituto Francês do Brasil e Goethe-Institut, contando com o apoio do Fundo de Cooperação Franco-Alemã, ao congregar especialistas que estudam os temas abordados, pretende apontar as questões mais trabalhadas e reconhecer temáticas que eventualmente sobre as quais pouco se dedicou.


Entrada gratuita com inscrição obrigatória, via e-mail:
E-mail: biblioteca-saopaulo@goethe.de

Mais informações: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/sap/ver.cfm?fuseaction=events.detail&event_id=21647388


 
Voltar



 

Memórias
2019
Memórias
2018
Memórias
2017
Memórias
2016
Memórias
2015
Memórias
2014
Memórias
2013
Memórias
2012
Memórias
2011
Memórias
2010
Memórias
2009
Memórias
2008