Notícia 21/01/2025 CHAMADA - A história vivida, pensada e ensinada em perspectiva etnobiográfica A Revista História Hoje (Qualis A1) convida a comunidade do Ensino de História para submeter artigos para o dossiê "A história vivida, pensada e ensinada em perspectiva etnobiográfica". Organizadores: Luis Correia (Universidade do Porto), Miriã Luiz (UFES) e Ticiana Costa (Secretaria Municipal de Vitória-ES) O dossiê intitulado A história vivida, pensada e ensinada a partir da perspectiva da etnobiografia articula dois campos conceituais, teóricos e epistemológicos - A História do Tempo Presente e o Ensino de História; e um que trata das possibilidades metodológicas e epistemológicas de investigação no campo da educação e, em particular, do ensino de história: as pesquisas a partir de experiências etnobiográficas. O presente dossiê se abre para textos, resultados de estudos que busquem entender as singularidades da História vivida, pensada e ensinada em diferentes contextos educativos, de modo a permitir problematizar questões gerais e amplas, em contextos locais e regionais, a partir de narrativas produzidas em perspectivas etnobiográficas, ou seja, a partir de narrativas sobre si capazes de veicular acontecimentos de uma história sociocultural, produzida entre as percepções subjetivistas e racionais, pois é nesse movimento que repousa a problemática da etnobiografia. Período para submissão de artigos: 15 a 28 de fevereiro de 2025. Informações disponíveis no site da revista: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/announcement/view/14 |
Voltar |
Memórias
2022 |
Memórias
2020-21 |
Memórias
2019 |
Memórias
2018 |
Memórias
2017 |
Memórias
2016 |
Memórias
2015 |
Memórias
2014 |
Memórias
2013 |
Memórias
2012 |
Memórias
2011 |
Memórias
2010 |
Memórias
2009 |
Memórias
2008 |