Sejam Bem Vindos.
Notícia

17/04/2025
EDNA TAVEIRA: MEMÓRIAS DE SI DOS OUTROS E DAS COISAS

Por quase meio século, a professora Edna Luísa de Melo Taveira transitou entre terras indígenas e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Fez do Museu Antropológico (MA/UFG) seu lugar e seu grande projeto. Sua trajetória deixou marcas que reverberam nas aldeias por onde passou e na academia, onde instituiu a Antropologia e a Museologia como a expressão de seu saber e o descortinar da diversidade étnica e cultural do estado de Goiás.

Sua importância para o conhecimento e seu talento científico tornaram sua obra uma referência nacional para o estudo da cultura material indígena. Pelo entrelaçar de sua delicadeza, elegância e polidez com a consolidação - não só do Museu Antropológico, mas, dos processos de formulação dos museus universitários brasileiros e de outros museus goianos -, recebeu, carinhosamente, de seus pares, o título de 'Dama da Museologia goiana'.

Tendo como fonte principal o seu arquivo pessoal, esta exposição é uma pequena mostra de sua rica trajetória e um passeio pelos percursos que trilhou, construindo memórias de si, dos outros e das coisas. É, também, um reconhecimento e agradecimento tardio por tudo o que dedicou ao Museu Antropológico, à cultura e à ciência do Brasil.

Continuar lendo em https://memoriasednataveira.com/


 
Voltar



 

Memórias
2022
Memórias
2020-21
Memórias
2019
Memórias
2018
Memórias
2017
Memórias
2016
Memórias
2015
Memórias
2014
Memórias
2013
Memórias
2012
Memórias
2011
Memórias
2010
Memórias
2009
Memórias
2008

     

CopyRight 2017 - 2025 - Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica - Centro Paula Souza