Sejam Bem Vindos.
Notícia

31/10/2025
Fórum Permanente: Entre o passado e o futuro: a arte atual e a reelaboração da memória

Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Permanente: Entre o passado e o futuro: a arte atual e a reelaboração da memória, a ser realizado na data de 5/11/2025, no Centro de Convenções da UNICAMP, no formato PRESENCIAL.

Fórum Permanente: Entre o passado e o futuro: a arte atual e a reelaboração da memória:

O campo da arte é hoje um campo em disputa, no qual se confrontam diferentes formas de compreensão do passado, propondo-se novas formas de elaboração de memória que sejam capazes de responder às demandas sociais do presente.

No Brasil, as marcas da colonização, da escravização e de regimes autoritários prolongam-se nas representações do passado, nas constituições dos acervos e nas hierarquias de valores do campo artístico.

Nos últimos anos, artistas, curadores, museólogos e lideranças sociais têm enfrentado essa questão e elaborado novas estratégias de apresentação da arte, subvertendo as representações do passado e abrindo o campo para que possamos imaginar novas formas de musealização e constituição de memória nas artes visuais.

Esse encontro tem como intuito aproximar a universidade dos debates desenvolvidos fora da academia — notadamente em museus e exposições de arte contemporânea —, reconhecendo a importância dos povos originários e das matrizes afro-brasileiras nesse processo de reelaboração.

Novas concepções de brasilidade ganham relevância particular, rompendo com formas tradicionais de representação da identidade e enfrentando as contradições que marcaram a construção da nação.

Mas reelaborar o passado implica também reelaborar os processos de sua preservação. Daí emerge a questão: como constituir um novo processo de musealização e memorização para o futuro?

Acesse o link da programação e faça a sua inscrição: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/62/inscrito/novo


 
Voltar



 

Memórias
2022
Memórias
2020-21
Memórias
2019
Memórias
2018
Memórias
2017
Memórias
2016
Memórias
2015
Memórias
2014
Memórias
2013
Memórias
2012
Memórias
2011
Memórias
2010
Memórias
2009
Memórias
2008

CopyRight 2017 - 2025 - Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica - Centro Paula Souza